Má circulação nos braços e pernas: saiba como melhorar
28/02/18
Suas mãos e pés são gelados? E os braços e pernas, costumam formigar ou ficar adormecidos? Câimbras, aparecimento de varizes e inchaço, também são frequentes? Estes são alguns dos sintomas de má circulação sanguínea. Complicação com diversas origens, mas que se não tratada adequadamente pode resultar em doenças graves.
No dia a dia, alguns hábitos podem ajudar a melhorar o problema:
Praticar exercícios: Sim, a gente sabe que é clichê, mas eles fazem bem para a saúde como um todo, então não tem como não citar. Caminhar, fazer alguma atividade especifica para braços e pernas, natação ou outros esportes aquáticos são ótimas dicas.
Você também pode alongar os dedos, esticando-os o máximo que conseguir (sem sentir dor). Fechar a mão e girar o pulso algumas vezes. E levantar os calcanhares simultaneamente de 5 a 10 vezes e mantê-los nesta posição por 10 segundos (pode ficar sentado ou em pé, você escolhe).
Prestar atenção no que você come: Alimentos ricos em vitamina C são ótimos para ativar a circulação. Laranja, limão, kiwi, goiaba, morango, melancia, tomate, espinafre, pimentão verde e vermelho, couve-de-bruxelas e salsa estão liberados. A vitamina E também auxilia neste processo, e ela pode ser encontrada nos vegetais de folha verde, óleos de gergelim e oliva ou no gérmen de trigo, por exemplo.
Diminua o sal e evite alimentos industrializados e ricos em gorduras saturadas.
Massagem: Além da alimentação, alguns óleos, como amêndoa ou coco, são ótimos para massagear as pernas, pés, braços e mãos no final do dia e ajudar na circulação.
Mas incorporar estas sugestões não exclui a necessidade de procurar um especialista, pelo contrário, ao sinal de qualquer problema, é essencial consultar um médico para analisar o seu caso de má circulação individualmente e indicar o melhor procedimento.
DEIXE UM COMENTÁRIO