Varizes na gravidez: é normal ter, mas precisa tratar

02/05/18

Quando descobre que está grávida, a mulher sabe que o seu corpo irá passar por diversas mudanças, entre elas ganho de peso, crescimento das medidas e o surgimento de algumas marcas, como por exemplo, as varizes.

O aumento de peso e as alterações hormonais são dois dos principais responsáveis pelo aparecimento das varizes neste período, e se a mulher já tem casos do problema na família, as chances são maiores.

Conforme os meses vão passando, a quantidade de sangue que circula pelo corpo aumenta, o que pode sobrecarregar as veias. Além disso, conforme o útero se desenvolve para acomodar o bebê, a pressão nas veias e nos membros inferiores aumenta.

 

Como prevenir

Não existe um método que impeça completamente o surgimento das varizes, porém, algumas medidas podem ajudar a prevenir este incomodo. Fazer exercícios diariamente facilita a circulação de sangue nas pernas, assim como elevar os membros inferiores sempre que possível. As meias de compressão auxiliam para que as pernas não inchem, diminuindo a sensação de peso (as meias de compressão devem ser usadas apenas com prescrição médica, então nada de sair por aí comprando qualquer uma, converse com um especialista). Ficar atenta a balança durante a gestação também é importante para evitar as varizes.

 

Tratamento

As varizes não vão prejudicar a saúde do bebê, e na maioria das vezes nem a da mãe. No entanto, devem ser acompanhadas de perto por um especialista para que não evoluam para um quadro grave, como trombose venosa profunda.

Durante os nove meses não é recomendado se submeter a nenhum procedimento local que elimine o problema. As varizes podem desaparecer depois do período de puerpério, entretanto se isso não acontecer procure um cirurgião vascular e veja como recuperar a aparência e saúde das suas pernas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: Varizes
VOLTAR