Check-up vascular: você já fez? Dê importância para a sua saúde
17/10/17
Quando falamos em check-up, a primeira coisa que vem na sua cabeça são os exames de rotina? Este é o mais comum, mas existem outros tipos de check-up que também ajudam a prevenir doenças e manter a qualidade de vida, entre eles, o vascular.
Com o avanço da medicina, a prevenção passou a ser a primeira opção quando o assunto é investir na longevidade humana. Considerando que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de problemas de saúde e morte no mundo, fica evidente a preocupação e importância de disponibilizar exames que detectam estas enfermidades.
Acidente vascular cerebral (AVC), infarto, hipertensão, aneurismas e possíveis amputações estão entre os casos vasculares mais comuns, e identificar precocemente fatores de risco para estes problemas, ou mesmo diagnosticá-los ainda no início, possibilita não só dar mais qualidade de vida a pessoa, como prevenir que a situação se agrave, podendo tornar-se fatal.
O check-up vascular é recomendado para pessoas com mais de 40 anos, em uma periodicidade que varia de caso para caso. No entanto, as indicações mais comuns são: para adultos saudáveis, a cada dois anos. Pacientes com fatores de risco (obesos, com colesterol elevado, fumantes ou sedentários), uma vez por ano. Pessoas que sofrem com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, câncer, entre outras), de seis em seis meses. Já aqueles que tem histórico familiar, junto com o médico, devem ficar sempre atentos.
Cuidando das varizes
Além dos casos descritos, pessoas que sofrem com varizes também devem fazer o check-up vascular com frequência. Encaradas por muitos apenas como um problema estético, as varizes podem vir acompanhadas de dor e limitações físicas que, se não tratadas a tempo, contribuem para o surgimento de outras doenças, como a insuficiência venosa crônica.
Diagnosticadas preliminarmente, as varizes podem ser tratadas com técnicas mais amenas (como laser ou escleroterapia), no qual o procedimento é eficaz, mais simples, rápido e não agride tanto a pele.
Cuide da sua saúde vascular, procure um especialista e faça o check-up. Você também pode adotar hábitos saudáveis que ajudam a controlar os fatores de risco: mantenha uma dieta equilibrada (com menos gordura, sal e açúcar), pratique atividade física regularmente, durma bem, se estresse menos, evite bebidas alcoólicas e o cigarro. Dá sua saúde só quem sabe e pode querer tratar é você.
DEIXE UM COMENTÁRIO