Mitos e verdades sobre as varizes

26/09/18

Será que o sapato que você usa ou o anticoncepcional que você toma aumentam o risco de ter varizes? Confira os mitos e verdades sobre elas:

 

O risco de desenvolver varizes é maior nas mulheres
Verdade: De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 30% dos homens e 45% das mulheres sofrem com o problema.

 

É hereditária
Verdade: Se outras pessoas da sua família já tiveram varizes, as chances de elas aparecerem em você são maiores.

 

Varizes são apenas um problema estético
Mito: As varizes prejudicam a qualidade de vida e ainda é um dos fatores que aumenta o risco da trombose venosa profunda.

 

Anticoncepcionais aumentam os casos de varizes
Verdade: As mulheres que já possuem predisposição genética, aumentam sim as chances de desenvolver a doença quando fazem uso da pílula.

 

Usar salto alto dá varizes
Parcialmente verdade: O salto faz a batata da perna ficar contraída. Isso prejudica a circulação, principalmente em mulheres acima do peso. Não é causa isolada do surgimento, a pessoa precisa ter tendência ao problema, mas o risco aumenta de acordo com a frequência do uso.

 

Cremes ajudam na cura
Mito: Em geral, os cremes que prometem tratar as varizes são à base de mentol e, por isso, aliviam momentaneamente a dor. Mas nenhum é capaz de curá-las.

 

Vasinhos e varizes são a mesma coisa
Mito: O que difere os pequenos vasos das varizes é o calibre da veia afetada, além dos sintomas. Quando ela é mais fina e superficial, normalmente não há danos para a circulação ou qualquer desconforto. Já as varizes ocorrem quando as veias ficam mais dilatadas e tortuosas e aparecem sintomas chatos, como cansaço e peso nas pernas.

 

Tem dúvidas? Está sentindo algum incômodo nas pernas? Procure um cirurgião vascular, cuidar da saúde das suas pernas também é importante para manter a qualidade de vida.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: Varizes
VOLTAR