Mitos e verdades sobre meias de compressão
06/06/18
Se você sofre com varizes as meias de compressão podem, e devem ser suas principais aliadas nesta luta. Com elas, o sangue volta das pernas ao coração com mais facilidade, contribuindo para a prevenção e tratamento das varizes. Além disso, as meias protegem contra dor, coágulos, inchaço e trombose.
Porém, se não usadas corretamente, as meias de compressão podem causar desconfortos ou ainda algum problema mais sério, devido a própria pressão. Existem diferentes tipos de meias e para cada pessoa é indicada uma, de acordo com o grau do problema. A recomendação é sempre procurar um cirurgião vascular para que ele indique o melhor tipo de meia de acordo com a sua carência. Confira alguns mitos e verdades sobre a meia de compressão:
MITO: Qualquer tipo de meia ajuda em problemas de circulação.
Apenas as meias de compressão graduada contribuem para a prevenção e tratamento das varizes, problemas circulatórios durante e após a gravidez, casos acentuados de inchaços, pós-cirurgia de varizes e edemas de natureza linfática. Meias que tem compressão graduada garantem maior compressão no tornozelo, diminuindo à medida que sobe em direção a coxa, facilitam e melhoram a circulação sanguínea.
VERDADE: Existem meias de compressão diferentes para homens e mulheres.
Existem modelos masculinos e femininos. Porém, as compressões são as mesmas: suave compressão, média compressão, alta compressão e extra alta compressão.
VERDADE: Grávidas devem usar meias de compressão para evitar problemas circulatórios durante a gestação.
Na gravidez o volume de sangue circulando pelo organismo aumenta. Também há o crescimento do útero, responsável por exercer forte pressão nas veias da região pélvica e na veia cava inferior, que drena o sangue proveniente dos membros inferiores e cavidade abdominal. Isso faz com que a pressão sanguínea nas veias das pernas seja maior, influenciando o desenvolvimento de doenças venosas. Com os vasos recebendo maior volume de sangue, podem surgir problemas circulatórios nos membros inferiores e, no caso de mulheres que já convivem com o problema, podem ocorrer piora e aparecimento de dores e desconfortos. O uso da meia de compressão ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas.
MITO: Não importa o tipo de compressão das meias, todas têm o mesmo efeito.
Cada compressão é apontada para diferentes tipos e estágios dos problemas circulatórios:
a) Suave compressão — seu uso é indicado para prevenção e bem-estar. Ajuda a prevenir varizes durante e após a gestação. Também recomendada para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, tem propensão hereditária ou fica muito tempo em pé ou sentado. É recomendável para viagens de longa distância (previne a síndrome da classe econômica).
b) Média compressão — é indicada para quem sente dores acentuadas nas pernas no fim do dia. Nos casos acentuados de inchaço, dores, cansaço e varizes nas pernas. Indicada durante e após a gestação e para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, fica muito tempo em pé ou sentado ou tem propensão hereditária, além de servir para antes e após cirurgias.
c) Alta compressão — é indicada para quem tem varizes ou inchaço nas pernas em estágio avançado. Nos casos graves de inchaço, dores, cansaço e doenças venosas.
d) Extra-alta compressão — é indicada para pessoas com quadros varicosos intensos, úlceras venosas pós-trombóticas, edemas acentuados persistentes, graus extremos de elefantíase, além de tratar dermatofibrose acentuada.
MITO: As propriedades da meia desaparecem após a lavagem.
Se forem seguidas as dicas de como lavar a meia, seu efeito permanece intacto.
DEIXE UM COMENTÁRIO