Uso de meias de compressão na atividade física
22/04/20
Entenda como funcionam, e para qual tipo de atividade as meias de compressão podem ser indicadas
Com certeza você já deve ter visto na academia ou em parques alguém praticando atividade física vestindo meias muito semelhantes a de jogadores de futebol, que cobrem a perna até a altura do joelho. Mas será mesmo que elas proporcionam uma qualidade para as atividades ou são somente mais um acessório do conceito moda fitness?
As meias de compressão são diferentes das meias convencionais, como seu próprio nome já indica, elas comprimem as pernas de forma própria, estabilizando a musculatura, e proporcionando melhor retorno venoso. Apesar de não possuir comprovação científica sobre seus benefícios voltados ao esporte, vários atletas revelam melhora em sua performance durante as atividades físicas, tendo sua principal vantagem no pós treino, em que a recuperação muscular é dada de forma mais rápida.
Certo, falamos até aqui de como as meias de compressão agem diferente das meias normais ao praticarmos esportes, mas os benefícios realmente são iguais para todas as atividades físicas ou apenas algumas modalidades específicas?
Primeiro vamos entender como funcionam as meias de compressão. Elas comprimem de forma leve as veias que vão desde o pé até a parte mais alta da panturrilha, estimulando a circulação da parte inferior para a superior, auxiliando o sangue a subir pelas veias. Por servir como um mecanismo de suporte para a circulação, as meias de compressão ajudam a prevenir e tratar lesões musculares nas pernas.
As meias de compressão são recomendadas especificamente para exercícios que exigem uma maior força ao trabalhar a musculatura das pernas, seja diretamente no solo ou utilizando aparelhos. Por oferecerem proteção e amortecimento para os joelhos e panturrilhas, são indicadas também para quem gosta de praticar corridas de longa distância e caminhadas.
Atenção, as meias de compressão não devem ser usadas sem recomendação médica. Para incluí-las nas atividades do seu dia a dia, o primeiro passo é consultar um cirurgião vascular para avaliar suas varizes e definir qual a melhor compressão para o seu caso.
DEIXE UM COMENTÁRIO