Varizes: Fatores de riscos que você deve se atentar

22/10/19

As varizes indicam que há algo errado com a circulação do sangue venoso, confira quais os principais fatores de risco para essa condição

As varizes podem aparecer em diversos locais do corpo, porém são comumente nos membros inferiores, as veias podem estar dilatadas, tortuosas e de calibre aumentado o que indica que o corpo está com dificuldades em realizar a circulação do sangue venoso.

Os fatores de risco para esse problema crônico se dividem em dois grupos: fatores que podem ser evitados e fatores que não podem ser evitados.

Fatores de risco que não podem ser evitados:

  • Predisposição genética: Histórico familiar da doença é um fator alerta para você se prevenir dos problemas circulatórios e adotar medidas que ajudem, pelo menos, a retardar o processo.

  • Idade: Conforme envelhecemos as veias perdem a elasticidade e o sistema de válvulas se enfraquece, dificultando o retorno do sangue venoso para o coração e os pulmões, isso favorece o aparecimento das varizes.

  • Sexo: Mulheres são mais sujeitas a desenvolverem varizes, as alterações hormonais durante a gravidez, menstruação, menopausa e a reposição hormonal são fatores de risco, porque os hormônios femininos – estrogênio e progesterona – agem sobre a parede dos vasos (diminuem a resistência e comprometem o funcionamento das válvulas que regulam a passagem do sangue).


Fatores de risco que podem ser evitados


  • Sedentarismo: A atividade física é fundamental na prevenção e tratamento de problemas circulatórios, a pratica de exercícios estimula o bom funcionamento do sistema circulatório.

  • Imobilidade: Seja em viagens longas ou no ambiente de trabalho, quando existe a necessidade de a pessoa permanecer muito tempo sentada ou em pé na mesma posição, exercícios que facilitem a contração e o relaxamento da panturrilha, tente sempre caminhar alguns passos para estimular a musculatura da batata das pernas. Meias de compressão também são boas aliadas nesse momento.

  • besidade: O sobrepeso e as complicações associadas – pressão alta e diabetes, por exemplo – são uma sobrecarga para o sistema circulatório e aumentam o risco de desenvolver varizes. Uma alimentação equilibrada e exercícios físicos são medidas fundamentais para diminuir o risco que o excesso de peso representa.

É importante consultar um médico cirurgião vascular para saber o diagnóstico e qual o tratamento mais adequado ao seu caso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: Varizes
VOLTAR