Varizes não têm idade

21/12/17

Tá certo que elas são mais comuns nos mais velhos, mas as varizes não só podem, como aparecem nas pernas dos jovens também. O surgimento de varizes não está relacionado a idade, mas sim ao histórico familiar e aos hábitos.

A herança genética é o principal fator para o surgimento das varizes em homens e mulheres. Porém, na ala feminina elas costumam aparecer antes devido a alguns fatores que mexem com a circulação, como uso de anticoncepcionais com estrogênio e progesterona (hormônios que trazem danos ao sistema venoso) e gravidez. E, no caso das mais novas, o uso precoce deste método contraceptivo ou a gestação antes dos 20 anos, são duas causas significativas para o surgimento do problema.

Sedentarismo, obesidade, passar muito tempo em pé ou na mesma posição são outros fatores que influenciam diretamente o retorno do sangue para o coração, o que, consequentemente, pode resultar em vasinhos e varizes tanto nos mais velhos quanto nos mais novos.

 

Sintomas são os mesmos

Dor, saliências, queimação, inchaço, manchas escuras e sensação de peso ou cansaço nos membros inferiores, estes são os principais sintomas das varizes e eles são os mesmos para qualquer idade.

 

Precauções também

Assim como os sintomas, as formas de minimizar o problema também são iguais.

Praticar atividade física com frequência, manter uma alimentação saudável (alguns alimentos são ótimos para a circulação, confira aqui), usar meias de compressão, movimentar os pés de vez em quando, dar uma voltinha às vezes (no caso das pessoas que ficam muito tempo sentadas), relaxar e colocar os pés para o alto quando chegar em casa, são algumas das precauções que podem ser adotadas.

 

Check-up vascular? Sim!

Outra maneira de cuidar da saúde das pernas é procurar um cirurgião vascular e fazer um check-up. Se o seu pai, mãe ou parente próximo sofre com varizes, a visita ao especialista deve ser ainda com mais frequência.

Sem os devidos cuidados e tratamentos adequados, as varizes podem se tornar um problema não só estético, como de saúde e mais do que isso, um sério problema de saúde.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: Varizes
VOLTAR